No Marketing Digital, jornalistas descobrem novo “lead”

A atuação dos jornalistas no Marketing Digital exige que os profissionais aprendam técnicas, ferramentas e termos que, até então, não faziam parte de seu universo. Uma dessas expressões é o lead.
Nas primeiras aulas da faculdade de Jornalismo, descobrimos que lead (ou “lide”) é o trecho que introduz o leitor no texto e prende sua atenção. Normalmente faz parte do primeiro parágrafo de uma reportagem e responde as clássicas seis perguntas: o que, quem, quando, como, onde e por que.
No Marketing Digital, entretanto, o lead é um potencial cliente, alguém que demonstrou interesse real por um produto ou serviço. Em nada tem a ver com o lead jornalístico.
A diferença entre visitante e lead
Quando o usuário acessa um site e só navega, sem se cadastrar para receber as novidades por e-mail ou sem baixar um e-book, ele é um visitante. Mas, quando alguém deixa seus contatos, seja para solicitar newsletters, pedir mais informações ou fazer o download de um material gratuito, ele é mais que visitante. É um lead.
Com os dados que o lead envia, como nome e e-mail, as marcas podem se relacionar com esse potencial consumidor. E, com esse relacionamento, aumentam (e muito!) as chances de vender.
É por essa razão que no Marketing Digital parte do trabalho envolve a intensa geração de leads. E como se consegue isso? Normalmente com produção de conteúdo, o que é ótimo para nós, jornalistas.
Participe da próxima turma do curso de Marketing Digital para jornalistas!
Grátis: materiais para ajudar o jornalista no Marketing Digital
E-book: Glossário de Marketing Digital para jornalistas
E-book: Introdução ao Inbound Marketing para jornalistas
Agenda do curso de Marketing Digital para jornalistas
Grátis: receba conteúdo diretamente em seu WhatsApp
Outros conteúdos de Marketing Digital para jornalistas:
Colegas jornalistas, trabalhar é preciso, mas estudar é fundamental
Como 1 e-book pode render 4 jobs para jornalistas
O que você vem fazendo diante da crise no jornalismo?
O trabalho como jornalista não vai enriquecer você
4 maneiras de jornalistas atuarem com Marketing Digital
Marketing Digital: um promissor campo de atuação para jornalistas
Assessoria de imprensa não é Marketing Digital e vice-versa!
Seja o primeiro a comentar!