Marketing Digital como estratégia para seu negócio

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Almir Rizzatto

Nesta era cada vez mais online e interativa, ter um negócio e não explorar tudo que o Marketing Digital proporciona é meio caminho para o fracasso. Soa até surreal, pré-histórico, uma marca ainda estar fora das redes sociais e não vender pela internet, por exemplo. E quando digo “marca” me refiro a qualquer tipo de empresa, de todos os portes, e também profissionais liberais.

Graças à internet, uma nova forma de se relacionar com o público, de entender as necessidades e expectativas do mercado e de solucionar problemas dos consumidores já está aí, pronta para ser utilizada por qualquer empreendedor. E já tem gente ganhando dinheiro com isso. Muito dinheiro. E você?

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Prova disso é que o faturamento do comércio eletrônico não para de crescer. Em 2015, os números alcançaram R$ 41,3 bilhões, ou seja, 15,3% a mais que 2014 (R$ 35,8 bilhões). O crescimento ano a ano fica ainda mais evidente quando olhamos os resultados do primeiro levantamento feito pela E-bit/Buscapé, em 2011: R$ 18,7 bilhões.

Marketing Digital: crescimento do e-commerce no Brasil

Formas de anunciar e se relacionar no Marketing Digital

Se antes uma empresa pagava caro para anunciar num jornal e torcia para alguém ler o anúncio e entrar em contato, hoje ela pode gastar muito menos dinheiro, atingir muito mais pessoas – do mundo todo e segmentadas com o perfil desejado – e ainda pagar só para quem clicar no anúncio. Isso pode ser feito pelas redes sociais, por exemplo.

Aliás, tem forma mais eficaz de se relacionar com os clientes do que pelas redes sociais? Com elas, é possível interagir com o público, atender solicitações, resolver problemas, responder dúvidas e, claro, vender. Mas, para isso, é preciso ter um suporte qualificado e produzir ótimos conteúdos. Materiais que, de fato, sejam relevantes para o consumidor. Se você fizer isso, encantará o cliente e o retorno pode ser enorme. E o melhor: a um baixo custo.

Conte com ajuda profissional

Produzir conteúdo para site, blog e redes sociais não é para qualquer um. É preciso saber como fazer isso, como se comunicar de forma adequada, e também ter profissionais capacitados para fazer o atendimento aos clientes pela internet.

Caso você seja empreendedor e não tenha ninguém internamente capaz de fazer esse trabalho, terceirize. Hoje existem inúmeras agências, como a RZT Comunicação, e profissionais especializados em Marketing Digital. Vale a pena, afinal, é a sua marca que está em jogo.

E se você for jornalista, veja que campo enorme tem para explorar! Já está capacitado para ser um prestador de serviços digitais?

Se o Marketing Digital ainda é desconhecido para você, tudo bem. Ainda dá tempo, mas é preciso correr. O fato de estar aqui, lendo esse post, já é um bom sinal. Continue acompanhando o blog e deixe seus comentários abaixo.

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