Almir Rizzatto

4 maneiras de jornalistas atuarem com Marketing Digital

4 maneiras de jornalistas atuarem com Marketing Digital

O Marketing Digital vem cada vez mais se consolidando no mercado brasileiro e ampliando os campos de atuação para jornalistas. O que muitos desconhecem é que as formas de atuação vão além da simples prestação de serviços. Hoje, também é possível atuar como consultor, empreendedor digital e afiliado.

Insisto em dizer que os jornalistas podem ser os profissionais mais beneficiados com essa nova era. A necessidade do mercado em contar com experts em comunicação já abriu um leque antes inimaginável a todos nós. Quem já está capacitado, vem aproveitando e lucrando com essa demanda. Quem ainda não estudou o assunto, precisa correr.

Inscreva-se na próxima turma do curso “Marketing Digital para jornalistas”!

Abaixo listo rapidamente as 4 formas:

Jornalista prestador de serviços:

São diversas as tarefas aqui que podem ser realizadas. Só para citar algumas, cito a escrita de artigos, a criação de landing pages (páginas de captura), a produção de e-books, o gerenciamento de redes sociais, a elaboração de sequências automáticas de e-mails…

Essas são etapas fundamentais em qualquer projeto de Marketing Digital e que podem, facilmente, ser realizadas por jornalistas.

Jornalista consultor:

Empresas de todos os portes, profissionais liberais (coaches, palestrantes, médicos…), enfim, todos querem aproveitar o potencial do Marketing Digital. A grande dificuldade é como se lançar de forma correta, planejada, comunicando-se de forma eficaz.

Com amplo conhecimento em todos os processos, o jornalista pode atuar como consultor e guiar seus clientes ao sucesso.

Jornalista empreendedor digital:

Hoje, todo conhecimento pode ser transformado em um produto online. Os empreendedores digitais vêm ganhando dinheiro assim: embalando suas expertises em produtos comercializados pela internet, que podem ser adquiridos por clientes de qualquer canto do planeta.

Na RZT Comunicação, já transformamos dois cursos que ministrávamos presencialmente (Media Training e Escrita) em produtos digitais. Com isso, vendemos para pessoas que jamais poderiam vir a São Paulo participar de uma turma aberta.

Recentemente, uma empresária entrou em contato comigo perguntando se eu poderia capacitá-la para a montagem e a apresentação de um programa de TV. Como nunca trabalhei em TV, declinei. Mas poderia ser um produto facilmente elaborado por um jornalista com experiência em produção de programas ou telejornais. Veja que boa dica se este for o seu caso! Certamente o seu conhecimento, a sua bagagem, poderá servir para ajudar outras pessoas. E você lucrar com isso.

Jornalista afiliado:

Talvez você nem saiba, mas é possível ganhar dinheiro no Marketing Digital sem produzir nada. Sim, isso mesmo! Nada de prestar serviços, nem atuar como consultor e muito menos ter que criar produtos. Como? Atuando como afiliado!

Vamos supor que você descobriu o Media Training online da RZT Comunicação e conhece empresários, empreendedores e até porta-vozes que necessitem do treinamento. Ou seja, há produto e potenciais clientes. Basta vender. Para isso, você pede afiliação (gratuitamente) à RZT e, a cada venda, é comissionado. Tudo de forma automatizada, moderna, sem burocracia.

E isso serve para os inúmeros produtos digitais à disposição no mercado, de todos os tipos, até programas online de emagrecimento. Acredite: há muita gente ganhando dinheiro como afiliado e complementando a renda. Para outros, em nível bastante avançado, ser afiliado virou profissão.

Minha ideia com este artigo foi apresentar as várias maneiras de jornalistas atuarem com Marketing Digital. Talvez você se identifique agora apenas com uma ou outra forma, mas, em algum momento, pode trabalhar em todas as frentes. O importante é se capacitar para todas elas.

Inscreva-se na próxima turma do curso “Marketing Digital para jornalistas”!

E-book-Glossario-de-Maketing-Digital-para-jornalistas-Capa-no-notebook

GRÁTIS: Glossário de Marketing Digital
para jornalistas

Sobre o autor | Website

Almir Rizzatto é jornalista, fundador da RZT Comunicação, especialista em Marketing Digital e instrutor do curso "Marketing Digital para jornalistas".

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários