“Jornalista não ganha dinheiro…”​

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Almir Rizzatto

Desde 2016 ministro cursos para jornalistas. E, ao longo desse período, deu pra ver a quantidade de crenças limitantes dos meus colegas de profissão.

Entre elas:

– “Jornalista não ganha dinheiro. Só enriquece os outros.”

– “A profissão de jornalista está desvalorizada.”

– “Não vou aprender Marketing Digital porque já tem muita gente no mercado fazendo isso.”

CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Vale ressaltar que a autossabotagem não é algo inerente aos jornalistas. É uma característica do ser humano, um padrão, um mecanismo de defesa. Até porque é mais fácil se manter na zona de conforto e colocar a responsabilidade em algo ou alguém do que se arriscar ao novo, principalmente quando os resultados dependem só de si.

No caso do jornalista, essas crenças que descrevi acima estão muito ligadas à falta de iniciativa (e incentivo) para empreender. Uma grande lacuna deixada pelas faculdades, infelizmente. E falo isso com propriedade porque, além de já ter dado aula para mais de 1.300 profissionais, também sou jornalista.

Uma coisa que precisa ficar clara, especialmente quando se trata deste incrível mundo do Marketing Digital, é que há uma abundância, uma alta demanda do mercado. E, sem dúvida nenhuma, até mais procura do que profissionais para atender.

Por exemplo: temos mais de 17 milhões de pequenos negócios no Brasil, sendo 7 milhões de micro e pequenas empresas e 10,9 milhões de MEI. São quase 18 milhões de oportunidades! Sim, porque todos esses negócios (ainda mais agora!) precisam de soluções ligadas ao Marketing Digital. E de especialistas!

Você tem noção disso? Tem noção de que você pode deixar de ser empregado, de “se matar para os outros”, para ter seu próprio negócio? Olhe aí a chance de parar de enriquecer os outros e gerar riqueza para si. O que te impede de fazer isso?

Talvez você já esteja aí com uma resposta na ponta da língua: “Ah, mas o mercado paga mal e já tem tanta gente fazendo isso…”.

Quem não tem a devida valorização é o profissional mediano. E entenda: a maioria é mediana. Se você está neste grupo, fuja! Os diferenciados são cobiçados pelo mercado e têm a remuneração que desejam. O conhecimento em Marketing Digital é hoje muito valorizado.

Agora algumas verdades para reforçar:

– Você nunca se sentirá 100% preparado. Apenas se capacite com o que é necessário e dê o primeiro passo. Vai! E, se der medo, vai com medo mesmo.

– Cliente não cai do céu. É preciso ter iniciativa. Depois, com o tempo, eles começam a vir naturalmente, até como consequência do seu trabalho bem feito. Primeiro é preciso plantar.

– Todos começaram pequeno um dia. Com você, não será diferente. Use isso a seu favor no início, pois existem muitos negócios “órfãos”, que não têm a possibilidade de contratar um profissional já renomado ou uma grande agência. Abrace-os.

– Empreender tem, claro, seus desafios (assim como ser empregado). Mas é algo seu, construído para você e sua família. E a sensação de ver o SEU negócio crescer é maravilhosa.

Talvez você se sinta cansado de ser jornalista. E é bem provável que essa desilusão seja pelo salário que você ganha ou ganhou até hoje. Por se matar de trabalhar e, no final, faltar dinheiro para pagar as contas. Ou não sobrar quase nada.

Só há uma alternativa para isso: mudar. E essa mudança tem que ser na frequência dos seus pensamentos e também nas atitudes. Até porque se vitimizar não terá nenhum efeito positivo.

Mude o que você vem fazendo até hoje. Experimente o novo. Até para não se arrepender do que não fez.

E é justamente um caminho diferente, um novo olhar para a nossa profissão, que eu proponho no curso de Marketing Digital para jornalistashttps://conteudo.digitalista.com.br/curso-online-de-marketing-digital-para-jornalistas

Acredite: pode ser o início de uma jornada incrível.

CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Você também vai gostar de:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

GRÁTIS: RECEBA MINHAS NOVIDADES EM SEU E-MAIL!

Entre na nossa lista para ter acesso a conteúdos exclusivos e com prioridade. São artigos, videoaulas, e-books, convites para séries e muito mais... Faça agora mesmo seu cadastro!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.