Almir Rizzatto

Michele Tressoldi: de “jornalista analógica” a contratada por agência de Marketing Digital

Michele Tressoldi: de “jornalista analógica” a contratada por agência de Marketing Digital

Em meados de outubro de 2017, a jornalista Michele Tressoldi percebeu que, apesar de empregada, estava desatualizada. Na época, ela prestava serviço para um jornal da cidade de Mogi Guaçu (SP), mas ficou incomodada quando olhou algumas vagas de emprego.

“Vi que eu não sabia nem de longe qual era o significado de algumas habilidades que exigiam, como SEO e Inbound Marketing. Neste momento, bateu um desconforto. E caiu a ficha: eu estava totalmente desatualizada, presa ao mundo da redação do jornal impresso. E comecei a me perguntar: E seu perder esse emprego? O que eu vou fazer?”

A partir dali, passou a pesquisar mais sobre o universo digital. “Providencialmente, recebi um e-mail da RZT Comunicação, agência do Almir Rizzatto. O release avisava sobre o curso de Marketing digital para jornalistas, em novembro. Pronto. Era tudo o que eu precisava naquele momento. Um curso rápido e prático, que desse o start para que eu entendesse a ponta do iceberg de tudo isso”, disse a aluna da turma 11.

Michele Tressoldi

Michele Tressoldi (de vermelho, na segunda fileira) na turma 11 do curso de Marketing Digital para jornalistas

Nos dois dias de curso, Michele Tressoldi parecia não piscar diante de tantas novas informações e descobertas. Era um mundo à parte surgindo dentro da comunicação. Acompanhou as 16 horas atentamente, tirou dúvidas e saiu empolgada.

“Eu classifico o curso do Almir como enriquecedor, bastante prático, dinâmico, principalmente porque tem como público alvo jornalistas que estão iniciando no Marketing Digital. O treinamento me ajudou muito em vários sentidos, porque, até então, eu sequer sabia o que era SEO. E tambén nunca tinha visto quaisquer das ferramentas apresentadas. Entendi como posso utilizar o Marketing Digital dentro do jornalismo, principalmente na produção de conteúdo, e percebi a necessidade de modificar a maneira de escrever, já que o principal chefe nisso tudo é o Google (risos).”

A vida pós-curso para Michele Tressoldi: contratação por uma agência e cliente em vista

Mais do que fazer o treinamento, Michele Tressoldi tomou uma decisão crucial: continuou estudando e colocando em prática os conhecimentos adquiridos. “Pesquisei mais, assisti vídeos, li a apostila para recordar algumas anotações e testei ferramentas. Cheguei a elaborar uma mala direta para o Sindicato dos Metalúrgicos de Mogi Guaçu e usei um programa apresentado no curso para fazer todo o design. Em março, farei mais um serviço para este sindicato. Serviço pequeno, mas importante para mim, neste momento.”

A jornalista não parou aí. “Navegando pelo Facebook, providencialmente (mais uma vez!), me deparei com um post de uma agência de publicidade de Mogi Guaçu, que falava esta mesma língua de Marketing Digital. Continuei acompanhando a empresa até que ela abriu inscrições para várias funções e, uma delas, foi a de redatora (não falava em SEO). Arrisquei, enviei meu currículo e conversei com o responsável pela vaga sobre meu interesse em aprender sobre Marketing Digital. Ele topou a ideia de me deixar usar a agência dele como ‘cobaia’ e fui contratada.”

Na agência, Michele Tressoldi recebeu imediatamente um feedback positivo, mas, ao mesmo tempo, triste para nossa classe. “Falaram que, dentre os jornalistas, eu fui a única interessada em Marketing Digital. E era a única que estava estudando e buscando atualizar o currículo.”

Paralelamente, outras portas já estão se abrindo. “Também estou quase conseguindo ser redatora para uma Coach de Negócios e Carreira. Ela tem um site e quer que eu faça o conteúdo dela. Hoje estou mais confiante. Não me sinto mais uma jornalista analógica.”

Reinventar-se é preciso!

Feliz com as mudanças em tão pouco tempo depois do curso, Michelle Tressoldi deixa uma mensagem para seus colegas de profissão: “Atualize-se! Isso vale para todos, mas principalmente se você, assim como eu, formou-se em Comunicação/Jornalismo há cerca de 15 anos e não estudou mais nada. O Marketing Digital é um dos caminhos mais promissores porque te oferece um leque de oportunidades que você escolhe no qual atuar, conforme sua identificação. Busque informar-se sobre o assunto. Estude. Faça cursos, porque, caso contrário, você ficará para trás e fora do mercado de trabalho. E lembre-se: nunca é tarde para aprender e se atualizar”.

Parabéns, Michelle! E ainda mais sucesso nesta sua promissora caminhada!

Quer participar da próxima turma? Veja a agenda de cursos!

Curso de Marketing Digital para jornalistas

Curso de SEO para jornalistas

Grátis: materiais para ajudar o jornalista no Marketing Digital 

E-book Introdução ao Inbound Marketing para jornalisttas

Grátis: receba conteúdo diretamente em seu WhatsApp

Lista de transmissão de Marketing Digital para jornalistas

Sobre o autor | Website

Almir Rizzatto é jornalista, fundador da RZT Comunicação, especialista em Marketing Digital e instrutor do curso "Marketing Digital para jornalistas".

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!